PSOL

O PSOL é um partido que nasceu para suprir um vácuo deixado nas lutas populares pela adesão dos partidos da antiga esquerda (PT, PC do B, PSB, entre outros…) às velhas práticas políticas. Com a chegada do PT ao governo, em 2003, vários setores que antes se colocavam ao lado da população na luta pelos seus direitos passaram a defender projetos prejudiciais ao nosso povo.

O PSOL surge nesse cenário: com a Reforma Tributária do governo Lula, que retirava direitos dos trabalhadores, diversas forças e figuras que não aceitavam os rumos que tomava o PT no governo, foram expulsas do partido por votar e se colocar a favor dos interesses da nossa população. Com a chegada de outras forças que viam nesse novo grupo uma possibilidade real de mudanças no país, forma-se o PSOL – um novo partido contra as velhas políticas.

Foram quase 700 mil assinaturas de pessoas comuns e militantes políticos em apoio à fundação do PSOL, que em 15 de setembro de 2005 obteve seu registro definitivo junto ao TSE.

Desde então, com apenas nove anos de sua fundação, o PSOL tem se destacado pela defesa intransigente dos interesses da população brasileira, atuando nas ruas, em manifestações e em trabalhos parlamentares, cuja atuação merecem destaque – 3 dos 4 melhores Deputados Federais do Brasil são do PSOL, segundo o DIAP. São eles: Chico Alencar, Jean Wyllys e Ivan Valente.

Neste período, o partido ficou conhecido por ações como a CPI das Milícias, no Rio de Janeiro; as CPIs da Dívida Pública, do Trabalho Escravo e do Tráfico Humano; a árdua luta pelo meio ambiente, contra a MP da grilagem e contra o Código Florestal, na luta pelos 10% do PIB para a Educação, na defesa do casamento civil igualitário, entre diversos outros temas.

Na Bahia, tem feito campanhas na resistência contra a privatização e venda das nossas cidades e Estado para os interesses corporativos que leiloam nosso solo e povo. Em 2012 elegeu Hilton Coelho seu primeiro Vereador em Salvador – A Capital da Resistência!

Esse é o PSOL – um novo partido contra a velha política! Conheça mais sobre nosso partido clicando nos links abaixo.

Freellas Comunicação