Novidades

Sessão especial comemora 100 anos da Revolução Russa. Contamos com sua presença!

No dia 11 de dezembro, segunda-feira, às 18h30min, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, por iniciativa do vereador Hilton Coelho (PSOL), realiza-se a Sessão Especial em comemoração ao aniversário de 100 anos da Revolução Russa. As vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Marta Rodrigues (PT) são participantes e parceiras do evento.

A Revolução Russa serviu como inspiração para os grupos de esquerda do país, sendo ela um marco da luta popular por uma sociedade mais igualitária. Daquele período até os dias atuais a luta de classes somente se acentuou e as vitórias da população russa continuam inspirando muitas lutas, de trabalhadores e trabalhadoras no Brasil e em nossa Cidade. Por tudo que foi exposto solicitamos o espaço do Plenário da Câmara para que seja realizada uma sessão especial em homenagem ao aniversário da Revolução Russa no dia 19 de outubro do presente ano.

A Revolução Russa não foi somente um acontecimento que modificou a estrutura social, econômica, política e cultural daquele país, ela influenciou e continua influenciando várias gerações de pensadores em todo o mundo. Foi uma mobilização operária que conseguiu chamar a atenção para os problemas enfrentados pelos trabalhadores nas fábricas do país, e possibilitou que houvesse uma discussão sobre os problemas relacionados aos vínculos e obrigações trabalhistas.

Ela foi uma revolução planejada pela classe trabalhadora que vivia nos subúrbios das cidades russas totalmente excluídos. A queda do czar significou não só a tomada do poder pelo povo, ela simbolizou o fim de um período de opressão, miséria e exploração. A Rússia era um dos países mais atrasados da Europa, com uma população de miseráveis famintos. As terras pertenciam a uma pequena parcela abastada enquanto milhões de famílias eram diariamente exploradas dentro dessas propriedades.

As conquistas obtidas pelos trabalhadores nos primeiros sete anos da Revolução foram notáveis, os índices de desemprego foram reduzidos, assim como a desigualdade social que assolava a população. Foi a primeira vez na história que tivemos uma revolução da classe operária contra a hegemonia burguesa. O Estado assim passou a ser responsável pelo controle da economia, efetuando uma política que atendia as necessidades populares e não mais concediam regalias à burguesia.

No Brasil, as conquistas obtidas pela Revolução Russa passaram a influenciar o pensamento da classe estudantil e operária, a partir da primeira metade do século XX, servindo de inspiração para vários movimentos sociais. Foi na década de 1920 que se intensificaram as lutas operárias no Brasil e que se acentuaram o processo de luta de classes. Aqui em Salvador a Revolução influenciou não só alguns movimentos políticos durante as décadas de 1960 e 1970, mas, também grupos culturais como o Cinema Novo e até mesmo em alguns momentos o Tropicalismo.

https://www.facebook.com/events/1942177376044891/

Freellas Comunicação